Dinheiro ou Moeda
O dinheiro ou moeda é uma instituição e meio de pagamento que se desenvolveu quando as pessoas perceberam as vantagens das trocas indiretas em relação às trocas diretas.
VAMOS PENSAR UM POUCO
- Os bens de consumo não duráveis: são aqueles feitos para serem consumidos imediatamente (sorvetes, chocolate, etc.).
- Os bens de consumo duráveis: são aqueles que podem ser utilizados várias vezes durante longos períodos (um automóvel, uma máquina de lavar roupas, etc.).
- Os semi-duráveis: podem ser considerados os calçados, roupas, que vão se desgastando aos poucos.
O SURGIMENTO DA MOEDA OU DINHEIRO
Na época colonial, circulavam poucas moedas pelo território brasileiro. A economia era baseada principalmente a base de trocas, usando produtos de valor (algodão, açúcar e fumo).
No desenvolvimento da moeda, diversos meios de pagamento foram usados em diferentes séculos e culturas. A moeda-mercadoria era o dinheiro que tinha valor fora da função de meio de pagamento. Um exemplo disso foi o sal, e daí vem o termo “salário”, o dinheiro recebido como pagamento do trabalhador.
A passagem do escambo para a moeda-mercadoria se dá quando os agentes de mercado percebem quais são os bens mais vendáveis e desejados. Alguns bens acabaram superando outros na aceitabilidade comercial, virando universalmente aceitos pelos vendedores de todos os outros bens. Foi assim que o dinheiro surgiu: como moeda-mercadoria.
Considere alguém que tem uma carroça para trocar por algo que precisa e alguém que possui sal. Sal é um bem de consumo indispensável, porque serve para temperar os mais diversos tipos de alimentos, e para, por exemplo, conservar carne. A carroça é importante, mas não é tão demandada como o sal. Deste modo, quem possui sal disponível para trocar no mercado terá mais facilidade para fazer negócios do que quem tem uma carroça.
A passagem do escambo para a moeda-mercadoria se dá quando os agentes de mercado percebem quais são os bens mais vendáveis e desejados. Alguns bens acabaram superando outros na aceitabilidade comercial, virando universalmente aceitos pelos vendedores de todos os outros bens. Foi assim que o dinheiro surgiu: como moeda-mercadoria.
Assim, o sal torna-se uma moeda-mercadoria, que além de aceita, é fácil de transportar, dividir e pesar. É importante que a moeda seja simples de transportar, para viabilizar as transações no mercado, assim como simples de dividir, para que soubessem, por exemplo, quanto de sal em peso valiam os produtos que queriam adquirir. Os antigos romanos são um exemplo de pessoas que usaram sal como dinheiro.
Nomes das moedas que circularam no Brasil
REAL : nome da moeda que vigorou no Brasil desde o início da colonização (1500) até 1942.
CRUZEIRO: criado no governo do presidente Getúlio Vargas, em 5 de outubro de 1942. Ao criar o Cruzeiro, o governo realizou o corte de zeros e estabeleceu que cada Cruzeiro equivaleria a mil réis.
CRUZEIRO NOVO: entrou em circulação em 13 de fevereiro de 1967, durante o regime militar. Circulou até 14 de maio de 1970. Durante sua implantação, o Cruzeiro perdeu três zeros.
CRUZEIRO: voltou em 15 de maio de 1970, sem corte de zeros.
CRUZADO: entrou em circulação em 28 de fevereiro de 1986, durante o Plano Cruzado no governo de José Sarney. Houve o corte de três zeros em relação ao Cruzeiro.
CRUZADO NOVO: novamente, em função da inflação elevada, houve a criação de uma nova moeda e o corte de três zeros em relação a moeda anterior. Entrou em circulação em 16 de janeiro de 1989.
CRUZEIRO: em 16 de março de 1990, durante o primeiro ano do Governo de Fernando Collor, a moeda retomou o nome de Cruzeiro. Nesta mudança não ocorreu corte de zeros.
CRUZEIRO REAL: já em preparação para o Plano Real, o governo de Itamar Franco criou o Cruzeiro Real que entrou em circulação em 1 de agosto de 1993. Houve o corte de três zeros.
REAL: moeda que entrou em circulação em 1 de julho de 1994, durante o Plano Real, implementado no governo de Itamar Franco. Os brasileiros tiveram que trocar a moeda antiga pela nova (2.750 Cruzeiros Reais por 1 Real). O Real (R$) é a moeda em circulação até os dias de hoje.
Século XXI: O desenvolvimento das Criptomoedas
No dia 3 de janeiro de 2009 nascia oficialmente o Bitcoin, no ambiente digital, com a primeira transação de sua história transmitida por Satoshi Nakamoto. Não é coincidência que a criptomoeda tenha nascido em meio às consequências da Crise de 2008 e do sistema bancário de reservas fracionárias.
É também a volta da moeda-mercadoria. Outras criptomoedas foram desenvolvidas posteriormente, e há interesse de bancos centrais em desenvolverem criptomoedas estatais para competirem com as privadas.
Antes de finalizar nosso estudo, vamos assistir a um pequeno vídeo com um resumo sobre o tema tratado acima.
Fonte: Sites: Educacional; Sua Pesquisa e InfoEscola
01. De onde veio o termo SALÁRIO?
02. O que foi o ESCAMBO?
03. Defina BENS DE CONSUMO:
04. Desde 1500, quais foram as moedas(dinheiro) que circularam no Brasil até os dias atuais?
05. Pergunte a outra pessoa adulta (família) mais experiente se ela lembra de alguma moeda (dinheiro) anterior ao nosso atual real. Transcreva em poucas linhas a história que essa pessoa mais experiente e mais vivida pode te falar sobre o que ela conhece e lembra de outras moedas, seja: cruzeiro real, cruzeiro, cruzado ou cruzado novo, ou outra moeda utilizada no Brasil?
06. Você já tinha visto falar sobre CRIPTOMOEDAS? Essa moeda é emitida por algum Banco Central como as nossas moedas (dinheiro)? Qual é o nome da Criptomoeda mais famosa atualmente?
Comentários
Postar um comentário