Como é a fabricação das cédulas do dinheiro brasileiro?


Alguma vez você já se perguntou como é feito ou fabricado o dinheiro brasileiro? Em que local é impresso as cédulas e fabricadas as nossas moedas? Já imaginou como seria todo o procedimento da fabricação até a distribuição do mesmo?

Muito bem! Parece complicado de entender não é? 

A intenção aqui é mostrar o que está envolvido na fabricação e impressão, bem como a liberação das nossas cédulas. Por enquanto vamos descobrir e conhecer melhor sobre as cédulas (papel moeda) e depois sobre a confecção das moedas. 

Poderíamos até pensar que o dinheiro seria um papel, talvez insignificante, simples ou apenas um papel impresso com cores, desenhos, números e códigos que possui um valor de compra, venda e troca. Mas sabemos que não é bem assim, pois o papel impresso da nossa moeda é diferenciado, não é um papel comum que se encontra por aí. 

VAMOS ENTÃO JUNTOS MATAR A NOSSA CURIOSIDADE: 

* O órgão responsável pela fabricação do dinheiro brasileiro é a Casa da Moeda (que está localizada na cidade do  Rio de Janeiro-RJ). Funciona como se fosse uma gráfica,  sendo esta vinculada ao maior órgão de controle que é o Banco Central) localizado em Brasília-DF. É muito importante ressaltar que o verdadeiro dinheiro brasileiro é fabricado na Casa da Moeda. 


É O Banco Central que libera a quantidade e volume do dinheiro (fabricado na Casa da Moeda) a ser circulado no país. 



* O papel utilizado na fabricação ou impressão das cédulas é de altíssima qualidade, é um papel fabricado especialmente para Casa da Moeda e com este fim, com algumas características diferenciadas, além de ser mais forte e mais durável permitindo uma impressão com texturas e marcações de segurança.


* Esse papel é muito resistente, ao calor, a luz, a umidade, dentre outras avarias, inclusive é resistente até a água salgada (caso caia no mar). Esse papel já vem com todos os itens de seguranças, marca d'água e um desenho que só permite visualização contra a luz. 

* O papel é feito de três camadas, sendo uma de madeira, outra de algodão e a terceira (essa ninguém descobriu ainda).


* Ao chegar na Casa da Moeda, esse papel passa por uma série de rigorosos testes estabelecidos pela Associação de Normas Técnicas (ABNT). Réguas conferem cada milésimo de milímetro das dimensões do papel; balanças eletrônicas que medem o peso de cada folha e até microscópios que conferem a espessura e a fibra interna do papel. Tem ainda muitas verificações a serem feitas com o papel (futuro dinheiro), são diversas verificações, testes e análises com máquinas e técnicas de altíssimas qualidades. São testes que podem até prever o que aconteceria, por exemplo, se uma fita crepe fosse grudada no dinheiro e depois arrancada.






* Tem testes também de dobras do papel, uma máquina dobra e desdobra as amostras milhares de vezes, só pra você ver a importância dada nesse processo, são feitos neste papel mais de 30 exames laboratoriais. Em todo o mundo existem apenas 4 empresas que fornecem o papel (matéria-prima) para a fabricação do dinheiro. Uma delas fica no Brasil, no interior de São Paulo. Cada folha é criada por encomenda, são numeradas e contabilizada. Ou seja tudo muito bem controlado. 





* Olhe uma nota impressa (nota de R$ 100,00) com as marcações de segurança da mesma... Veja imagem abaixo: Fica a dica para você saber se uma nota é realmente verdadeira.



VAMOS COMPREENDER MELHOR O ASSUNTO ASSISTINDO UM PEQUENO VÍDEO DEMONSTRATIVO (O vídeo tem apenas 7min e 14s)




Se você puder assista também o vídeo abaixo, nele você verá o procedimento de fabricação e impressão das moedas. Vale a pena ver!




Fonte: site SEGREDOS DO MUNDO




A atividade desta vez será online e realizada no formulário disponibilizado no link abaixo, primeiro você deverá clicar no link, e depois responder as questões propostas. 

Lembre-se de colocar o seu nome e marcar corretamente a sua série ou ano de estudo. Após responder as questões o formulário será enviado e você verá sua pontuação. 

Após ver sua pontuação, basta compartilhar no grupo ou com o seu professor. As respostas estão neste texto estudado acima. 


Observação: Responda e veja a nota no final. Se não gostou da nota faça novamente! Faça quantas vezes quiser, é muito importante.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

7° Ano - Ciências - Tema: Composição do Ar Atmosférico

7° Ano -- Porcentagem - Aula 01 - 10/08/2020

Como o dinheiro brasileiro é fabricado - Vamos ver e entender melhor?