Como o dinheiro brasileiro é fabricado - Vamos ver e entender melhor?



Alguma vez você já se perguntou como é feito ou fabricado o dinheiro brasileiro? Em que local é impresso as cédulas e fabricadas as nossas moedas? Já imaginou como seria todo o procedimento da fabricação até a distribuição do mesmo?

Muito bem! Parece complicado de entender não é? 

Poderíamos até pensar que o dinheiro seria um papel, talvez insignificante, simples ou apenas um papel impresso com cores, desenhos, números e códigos. 

Vamos ver um vídeo que explica muito bem como é o processo de fabricação, impressão das cédulas e das moedas brasileiras. Vamos conhecer tudo sobre o nosso dinheiro!

Vamos então assistir o vídeo do Youtube, para depois continuarmos com nossa atividade. CLIQUE NO VÍDEO. 


ALGUMAS CURIOSIDADES SOBRE O DINHEIRO (O PAPEL MATÉRIA PRIMA)
 VAMOS SABER MAIS.... Para depois responder as atividades!

CURIOSIDADE UM: O órgão responsável pela fabricação do dinheiro brasileiro é a Casa da Moeda que está localizada na cidade do  Rio de Janeiro-RJ. É muito importante ressaltar que o verdadeiro dinheiro brasileiro é fabricado na Casa da Moeda



CURIOSIDADE DOIS: Embora o dinheiro seja fabricado na Casa da Moeda, é o Banco Central que libera a quantidade e o volume da fabricação do dinheiro brasileiro (Cédulas e Moedas). O Banco Central está localizado em Brasília - DF.



CURIOSIDADE TRÊS: O papel de fabricação do nosso dinheiro, não é um papel comum, é um papel preparado especialmente para fabricação do dinheiro brasileiro. Este papel só é entregue na Casa da Moeda mesmo. Ele é mais durável, mais forte, permite impressão de cores especiais e texturas de imagens, além de vir também com marcações impressas de seguranças. 

Olha o exemplo do papel que é impresso a nota de R$ 100,00. Veja as marcações de segurança e as cores diferenciadas, veja bem.

Veja a conferência da impressão das notas nesta outra foto. Veja que é utilizado um aparelho que emite uma luz. Esta luz mostra a perfeição do papel na fabricação e impressão das cédulas. 



CURIOSIDADE QUATRO: Esse papel é muito resistente ao calor, a luz e a umidade. É também resistente a água salgada (exemplo: se algum dia cair no mar). Ou seja, como já falamos acima, é bem resistente uma vez que é muito utilizado e também passado de mãos em mãos, fica na carteira, no bolso, enfim isso é necessário. 

CURIOSIDADE CINCO: Ainda falando sobre o papel, quero dizer que todas as cédulas e você já deve saber disso, possui uma marca d'água. A marca d'água é um item de segurança muito importante na cédula verdadeira e original. É uma impressão especial de um desenho que só permiti sua visualização contra a luz. Por isso você já deve ter visto alguém (caixa de supermercado, padaria ou farmácia por exemplo) pegar uma nota e colocar contra a luz para ver se a mesma é verdadeira. Já ou não? 

CURIOSIDADE SEIS: São vários os itens de seguranças do dinheiro brasileiro, aqui citei acima a marca d'água, mas existem outros como você pode perceber olhando uma nota (cédula) ou esta nota aí de cima de R$ 100,00 como exemplo. Todas as notas (cédulas do dinheiro) são também numeradas com um código e contabilizada para este fim somente. E em todo o mundo só existem 4 empresas que podem fornecer o papel (matéria prima) para a fabricação do dinheiro, uma delas é a Papel Salto que está localizada no interior de São Paulo aqui no Brasil. Lembrem-se bem só quatro empresas podem fabricar este papel e apenas uma delas está localizada no Brasil.

CURIOSIDADE SETE: O papel para fabricação é feito de três camadas, sendo uma de madeira, outra de algodão e a terceira (essa ninguém descobriu ainda). Isso para garantir que os itens de segurança sejam impressos com maior segurança. Pela qualidade alta do papel, o dinheiro consegue imprimir as cores perfeitas e também faz com que as combinações de segurança não sejam falsificadas facilmente.

CURIOSIDADE OITO: E olha que não acabou, são tantas verificações de seguranças feitas e realizadas com o papel (matéria prima) e com o nosso dinheiro após impresso, que não dá pra ficarmos aqui falando. Por exemplo, são feitos vários testes, entre eles o teste de dobradura das notas. Uma máquina dobra e desdobra as amostras das notas por milhares de vezes. Para terminar podemos dizer que todo processo é otimizado, ou realizado por máquinas de altíssimas qualidades e muito sofisticadas, e que neste processo não pode haver erros, nem na impressão, nem na fabricação e muito menos na distribuição final aos bancos do país.


A atividade desta vez será online e realizada no formulário disponibilizado no link abaixo, primeiro você deverá clicar no link, e depois responder as questões propostas. 

Lembre-se de colocar o seu nome e marcar corretamente a sua série ou ano de estudo. Após responder as questões o formulário será enviado e você verá sua pontuação. 

Após ver sua pontuação, basta compartilhar no grupo ou com o seu professor. As respostas estão neste texto estudado acima.


Observação: Responda e veja a nota no final. Se não gostou da nota faça novamente! Faça quantas vezes quiser, é muito importante.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

7° Ano - Ciências - Tema: Composição do Ar Atmosférico

7° Ano -- Porcentagem - Aula 01 - 10/08/2020