Aprendendo mais sobre Educação Financeira



A Educação Financeira não é só aprender a economizar, cortar gastos, poupar e acumular dinheiro. Ela é muito mais que isso. É buscar uma melhor qualidade de vida tanto hoje quanto no futuro, proporcionando a segurança material necessária para aproveitar os prazeres da vida e obter uma garantia para eventuais imprevistos que podemos enfrentar. 

“Será melhor simplesmente aproveitar o dia de hoje ou nos preparar para o futuro”?   A famosa fábula da “Formiga e da Cigarra” exemplifica muito bem a resposta para essa questão. 

Vamos ver o vídeo abaixo sobre a fábula: A FORMIGA E A CIGARRA:



Suponha que você esteja passeando em um shopping e passa por uma loja com aquela roupa fantástica que você sempre sonhou. Você não tem mais dinheiro para o mês. O que você faz?



VAMOS PENSAR UM POUCO???????????

*** Compra a roupa no cartão, em 3 vezes, afinal você merece. Nunca se sabe o dia de amanhã, mas ele vai ser melhor com esta roupa nova; 



**** Não compra naquele momento. Mas volta para casa e começa a planejar o que fazer para economizar e comprá-la daqui a 3 meses.

*** Não compra naquele momento e nem depois. Afinal você tem outros objetivos mais importantes e prioritários que você deseja cumprir antes da compra da roupa.



EXISTE UMA RESPOSTA CORRETA? NÃO!

Aliás, você pode escolher respostas diferentes de acordo com o momento da sua vida. O mais importante é que você escolha a sua resposta de modo consciente, que conheça as implicações de sua decisão e tenha uma atitude equilibrada. Isto é Educação Financeira.

É PARECE FÁCIL, MAS NÃO É!

O nosso objetivo aqui é mostrar que é possível este equilíbrio na vida financeira. Não podemos desistir, mas também não podemos esperar soluções rápidas ou milagrosas. 

CONHECENDO E CONTROLANDO OS GASTOS

Você já teve aquela sensação que o salário ou dinheiro do mês simplesmente desapareceu, mas você não sabe como? Pois é, as pessoas geralmente sabem o quanto ganham, mas não sabem o quanto gastam. E muito menos aonde gastam.

Para mudar esta situação é necessário fazer um controle de despesas. Isto significa anotar diariamente cada despesa realizada e qual o meio de pagamento utilizado – dinheiro, cartão ou cheque. As despesas devem ser agrupadas em categorias – educação, alimentação, moradia, etc. – para que você possa realizar uma melhor análise. Feito isto, você poderá verificar as quantias gastas em cada categoria e então estabelecer um orçamento, um limite de gastos para cada categoria.

Caso você observe que suas despesas são superiores às receitas, você tem três opções: aumentar as receitas; diminuir as despesas; e claro, a melhor das três, aumentar as receitas em conjunto com a diminuição de despesas.


O corte de gastos é algo doloroso de se fazer. Significa abrir mão, em muitos casos, daqueles pequenos prazeres que parecem fazer a vida valer mais a pena. Entretanto, este sacrifício de hoje será pequeno se comparado à alegria de conseguir alcançar o seu OBJETIVO.  Esta é a base do pensamento da Educação Financeira!


VALE A PENA CONTROLAR AS "PEQUENAS DESPESAS"?

Algumas ações como adiar a troca do carro, não comprar o último lançamento eletrônico, comparar preços de bens e serviços antes de adquiri-los podem significar reduções relevantes de despesas. Mas também não se esqueça dos gastos pequenos que parecem insignificantes, como aquele bombom diário depois do almoço ou a loteria semanal. Acumulados, eles podem se tornar os vilões do seu orçamento.


Acompanhe seus gastos com carinho. Você poderá perceber que em algumas categorias existem gastos excessivos. Ou então descobrir despesas desnecessárias, que poderiam ser adiadas.  Acredite. Você vai se surpreender com os resultados!

VAMOS AGORA ASSITIR O VÍDEO E APRENDER SOBRE PLANEJAMENTO FINANCEIRO - o vídeo abaixo tem apenas 3:00 minutos.


Neste Vídeo vamos aprender sobre Orçamento Familiar -  o vídeo abaixo tem menos de 2:00 minutos.



Para complementar nossos estudos vamos agora aprender sobre os Vilões do Orçamento, para isso vamos assistir o vídeo abaixo; o vídeo tem menos de 2:00 minutos.



Fonte: Site Minhas Economias e Plataforma AVAUNDIME

Veja um modelo simples, mas bem real de orçamento doméstico: Vamos ver na prática como funciona. 



No exemplo acima, falamos orçamento real porque foi uma anotação financeira do que entrou e do que saiu de dinheiro no mês nesta família. Também podemos fazer o orçamento previsto, ou seja uma previsão realizada anteriormente ou seja, um planejamento anteriormente pensado e projetado.....

Vamos a um exemplo de Orçamento Doméstico Previsto


Lembramos que os dados nos dois orçamentos são fictícios (inventados) e as especificações das despesas ou receitas depende de cada um. 

A intenção desta aula é que você possa compreender melhor sobre orçamento familiar e doméstico. Estes exemplos de planilhas acima ficam para você fazer seu orçamento doméstico ou de sua família quando você quiser. 

Faça o real do mês atual ou faça o previsto (para o próximo mês) também. Faça o seu planejamento para melhor entender sobre educação financeira. 

Caso você faça, não precise compartilhar aqui, se quiser, compartilhe com sua família ou pessoa de sua confiança. Lembre-se que são dados pessoais e particulares da sua vida e ou de sua família. Por isso precisamos respeitar. 



FAÇA NO SEU CADERNO -  Copie as questões e responda. Depois não deixe de responder a brincadeira do Quiz.... 

1. O que você entende por Educação Financeira? Escreva com suas palavras.

2. Fazer uso dos conceitos agora já conhecidos e aprendidos por você sobre Educação Financeira podem fazer a diferença em sua vida e de sua família? Como? 

3. Elaborar um orçamento familiar ou doméstico é importante para lidar melhor com a vida financeira dentro de casa?

4. Dê quatro dicas de como diminuir as despesas mensais de casa, na elaboração do orçamento doméstico mensal, (tipo quais gastos do dia a dia poderão ser cortados ou diminuídos).

5. Você já elaborou ou pretende elaborar um orçamento doméstico ou familiar real ou previsto como o exemplo dado na planilha acima? 

6. Reflita ou converse com sua família e depois responda aqui: Vocês já possuem esses hábitos de anotar ou de registrar as receitas (entradas) e  as despesas (saída) para diminuir os gastos mensais e para ter também um maior controle do orçamento mensal?

7. Como tarefa final você deverá compartilhar os vídeos acima (assistir ou falar sobre eles) com sua família, e também suas respostas dadas nas questões de 1 a 6, aqui já respondidas por você. Mostre as perguntas a eles e também o que você respondeu.

8. Por último, responda como você se sentiu realizando este estudo. Você gostou? O que mais achou importante? Isso fará a diferença na sua vida? Você seria capaz de orientar outras pessoas após este estudo?

VAMOS BRINCAR UM POUCO.............



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

7° Ano - Ciências - Tema: Composição do Ar Atmosférico

7° Ano -- Porcentagem - Aula 01 - 10/08/2020

Como o dinheiro brasileiro é fabricado - Vamos ver e entender melhor?